Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Governadores escolherão substitutos de Obama e Biden no Senado

Washington, 6 nov (EFE).- A vitória eleitoral de Barack Obama e Joe Biden deixou vagos seus postos nos Senados de Illinois e Delaware e passou aos governadores desses estados a missão de designar quem irá substituí-los a partir de janeiro de 2009.

EFE |

Obama, que foi eleito presidente dos Estados Unidos na última terça-feira, ganhou seu posto no Senado em 2006 e seu mandato se estenderia até janeiro de 2012.

O governador de Illinois, Rod Blagojevich, que também é democrata, tem pela Constituição de seu Estado a atribuição de designar o substituto de Obama.

Blagojevich, que pode designar praticamente quem quiser para completar o mandato do futuro presidente americano, afirmou que ele gostaria de anunciar o substituto de Obama antes do Natal, mas disse que não tem pressa.

Apesar da lei não estabelecer um prazo, é provável que o novo senador por Illinois seja designado antes de 3 de janeiro, quando começará a 111ª Legislatura do Congresso dos EUA.

Entre os nomes que os meios políticos mencionam para o cargo estão os de alguns membros da Câmara dos Representantes (Deputados) como Jesse Jackson, Danny Davis e Jan Schakowsky.

Jackson e Schakowski fizeram parte do comitê da campanha de Obama.

Outra pessoa que foi mencionada como possível substituta do democrata é Tammy Duckworth, uma ex-combatente do Iraque que em 2006 perdeu a eleição na qual se candidatou para a Câmara dos Representantes.

Por sua vez, a governadora democrata de Delaware, Ruth Ann Minner, terá que lidar com as conseqüências da dupla vitória que Biden obteve na terça-feira: foi eleito vice-presidente dos EUA e reeleito como senador por seu Estado.

Mas é possível que Minner, que não pôde se candidatar à reeleição em Delaware devido à limitação de mandatos, deixe a designação do substituto de Biden a cargo de seu sucessor, o democrata Jack Markell, que assumirá o Governo em janeiro.

É certo, porém, que quem ocupar a cadeira de Biden ficará no cargo até as eleições legislativas de 2010 em Delaware.

Entre os possíveis candidatos mencionados pela imprensa de Delaware estão o principal magistrado do Tribunal Supremo de Justiça desse estado, Myron Steele, e a secretária de Estado, Harriet Smith Windsor. EFE jab/ab/jp

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG