Governadores de Santa Cruz e Tarija aceitam pré-acordo de diálogo com Morales

Santa Cruz (Bolívia), 16 set (EFE).- Os governadores opositores de Santa Cruz, Rubén Costas, e de Tarija, Mario Cossío, assinaram hoje um pré-acordo de diálogo com o Governo de Evo Morales, apesar da detenção de seu colega de Pando, Leopoldo Fernández.

EFE |

Momentos depois que Costas anunciou à imprensa sua disposição em aceitar pré-acordo, ele e seu companheiro de Tarija assinaram o documento em instalações da Igreja Católica na capital de Santa Cruz, acompanhados do cardeal Julio Terrazas, presidente da Conferência Episcopal da Bolívia.

Costas, um dos mais duros opositores a Morales e líder do processo autonomista ao qual aderiram outros quatro departamentos (estados), defendeu o diálogo como "o único caminho" para a Bolívia e acusou ao Governo de buscar "pretextos para causar mais luto entre os bolivianos".

O governador de Santa Cruz chegou a expressar sua solidariedade ao colega de Pando, detido hoje pelo Exército na cidade de Cobija.

Segundo Costas, Fernández foi vítima da "repressão do Governo", detido "sem o devido processo" e confinado "em uma guarnição militar".

Após pedir tranqüilidade e serenidade ao povo de Santa Cruz diante das provocações dos governistas, o governador acusou Morales de atentar contra a democracia e o responsabilizou pelos confrontos que possam vir a ocorrer.

Além disso, Costas fez referência ao cerco que os movimentos sociais ligados a Morales estão intensificando sobre Santa Cruz: "Não nos amedrontaremos por todos os movimentos, pelo cerco nem por tudo o que está acontecendo nos arredores de Santa Cruz".

Segundo o documento assinado por Costas e Cossío, o diálogo com o Governo começará na quinta-feira, na cidade de Cochabamba (centro), na presença de mediadores da União Européia (UE), da ONU, a Igreja Católica, da União de Nações Sul-americanas e Organização dos Estados Americanos (OEA). EFE fjo/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG