Governadores da oposição anunciam boicote a reunião com Morales

La Paz, 1º jan (EFE).- Os governadores opositores da Bolívia não comparecerão à reunião que o presidente do país, Evo Morales, convocou para segunda-feira, em La Paz, para que as partes dialogassem sobre as reformas que são necessárias para a implementação das autonomias regionais, confirmou hoje à Agência Efe uma fonte oficial.

EFE |

O secretário de Autonomias do departamento (estado) de Santa Cruz, Carlos Dabdoub, disse que participar desse encontro seria "um reconhecimento explícito a uma suposta vitória do 'sim'" no referendo constitucional do dia 25 de janeiro.

Dabdoub se referiu assim ao convite que o presidente boliviano fez em Cochabamba na última terça-feira, quando chamou os nove governadores do país, quatro deles da oposição, para uma reunião no próximo dia 5.

Morales está em campanha para aprovar um referendo sobre o texto constitucional que negociou com parte dos legisladores da oposição, o qual, no entanto, é rejeitado pelos governadores autonomistas de Santa Cruz, Tarija, Beni e Chuquisaca.

As autoridades desses departamentos acham que o documento não atende às reivindicações autonomistas, razão pela qual estão fazendo uma campanha pelo "não" no referendo do fim do mês.

Para Dabdoub, os opositores só aceitarão uma reunião a respeito das autonomias depois da divulgação dos resultados da consulta.

Além disso, o secretário disse que o convite de Morales faz parte de uma "campanha midiática" "para tentar adular as pessoas, particularmente dos departamentos autônomos, e para fazer crer que ele é a favor da autonomia".

"Todo mundo sabe que o presidente nunca esteve nem vai ser a favor da autonomia", disse Dabdoub.

O funcionário do Governo de Santa Cruz também disse que o Executivo deveria convocar reuniões com os governadores regionais para tratar de problemas "que precisam ser combatidos de forma mais urgente e que o Governo não consegue resolver", como o narcotráfico, a corrupção, o contrabando e a inflação. EFE lav/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG