Governador Jacques Wagner vai à Venezuela para reunião com Hugo Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recebeu nesta segunda-feira no palácio presidencial de Miraflores o governador da Bahia, Jacques Wagner, com quem abriu a possibilidade de cooperação nas áreas de turismo, alfabetização, saúde e petroquímica.

AFP |

"Falamos de turismo, estamos trabalhando na área da alfabetização, cooperação na luta contra a dengue e para a possível construção de uma petroquímica na Bahia", com a ajuda da venezuelana Pequiven e da brasileira Brasquen, disse Wagner ao deixar o encontro.

Chávez e Wagner também conversaram sobre a possibilidade de estabelecer vôos diretos entre Caracas e as cidades de Salvador e Recife, indicou o governador.

"É um sonho, que acredito que servirá para aproximar os dois povos", afirmou.

As delegações dos dois países também adiantaram os preparativos para a reunião trimestral de Chávez com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve acontecer na Bahia, no dia 26 de maio.

A este respeito, o embaixador do Brasil na Venezuela, Antônio Simões, declarou que o Brasil abordará na reunião bilateral temas de desenvolvimento de moradias, universalização do sistema bancário venezuelano e energia.

O intercâmbio comercial entre Brasil e Venezuela, que aumentou sensivelmente al longo dos últimos cinco anos, subiu 12% em 2008, com um déficit de quase 5,7 bilhões de dólares para a Venezuela, segundo dados da Federação de Câmaras de Comércio Brasil-Venezuela.

rsr/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG