Governador interino de Pando pede suspensão de estado de sítio

La Paz, 26 out (EFE) - O governador regional interino de Pando, Rafael Bandeira, pediu hoje ao presidente Evo Morales que levante o estado de sítio nessa região boliviana para que os cidadãos possam participar ativamente no plebiscito constitucional de 25 de janeiro.

EFE |

"Pedimos e esperamos que o presidente, nos próximos dias, levante o estado de sítio nesta região para que as pessoas possam participar e tomar suas decisões em liberdade", afirmou o governador regional, segundo informa hoje a imprensa boliviana.

O almirante, que foi nomeado governador regional interino dessa região amazônica por Morales, pediu ao Executivo que levante a medida de exceção emitida em 12 de setembro após um confronto civil que terminou com 18 mortos, segundo dados do defensor público.

Quase todas as vítimas foram camponeses aliados a Morales.

O pedido do governador interino se soma a diferentes vozes que também pedem ao Governo a suspensão da medida de exceção.

No mesmo sentido se pronunciou esta semana a Corte Nacional Eleitoral (CNE) que, em carta dirigida a Morales, pediu ao Governo que encerre o estado de sítio em Pando para que possa ser normalizada a situação e a campanha para o referendo constitucional.

EFE lav/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG