Governador do Texas lança candidatura à Presidência dos EUA

Republicano entra na disputa para enfrentar o presidente democrata Barack Obama nas eleições de 2012

Reuters |

O governador do Texas Rick Perry anunciou sua candidatura à presidência dos EUA neste sábado, esquentando a disputa entre os republicanos para enfrentar o presidente democrata Barack Obama nas eleições de 2012 .

Perry fez o anúncio em comunicado divulgado pouco antes de ele discursar em um encontro de conservadores na Carolina do Sul para lançar sua campanha.

"É hora de fazer a América funcionar de novo," disse Perry em um comunicado. "É por isso que com o apoio da minha família e uma crença inabalável na América, eu declaro hoje a minha candidatura à presidência dos Estados Unidos."

Com três mandatos como governador do Texas, Perry tem conseguido o crescimento do nível de emprego. Também é conhecido por ser um crítico veemente do governo federal e um oponente ao aborto e ao casamento gay.

Pesquisas de opinião mostram que Perry entra na corrida próximo ao ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, inicialmente favorito para vencer a nomeação republicana.

O anúncio feito por Perry, cuja imagem explora sua fé cristã, veio uma semana após ele ter liderado uma manifestação religiosa de sete horas em Houston, para rezar para a América, uma nação que ele descreveu como "em crise."

Reuters
O governador do Texas, Rick Perry, durante o anúncio de sua candidatura entre os republicanos à Presidência dos EUA

Em comentários postados antes seu discurso no site de sua campanha, Perry afirmou: "Como americanos, nós acreditamos que a liberdade é um dom de Deus, e a função primordial do governo é defendê-la. Nós não vemos o papel do governo como um estado paternalista, e reconhecemos que não há dinheiro estatal que não venha do suor e do trabalho de cidadãos."

Perry critica duramente a administração de Obama em suas observações. "É por isso que nos opomos a uma administração que vê seu papel como o de gastar a herança de nossos filhos em teorias econômicas que têm nos dado uma dívida recorde e deixado muitos desempregados, ameaçando não só a nossa economia, mas a nossa segurança. Nossa dependência de credores estrangeiros e fontes de energia não só compromete a nossa soberania nacional, mas põe em risco o nosso futuro nacional," disse Perry.

    Leia tudo sobre: eleições nos EUAObamaRick Perry

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG