Governador do Novo México se reúne com altos funcionários da chancelaria cubana

O governador do Novo México, Bill Richardson, influente democrata próximo ao presidente americano, Barack Obama, se reuniu nesta quinta-feira com altos funcionários da chancelaria cubana, informou uma fonte oficial.

AFP |

Richardson, de 61 anos, foi recebido na tarde desta quinta por "altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores", confirmou à AFP uma fonte da chancelaria cubana.

O governador deveria se reunir com o chanceler Bruno Rodríguez, mas foi recebido pelo vice-chanceler Dagoberto Rodríguez, segundo outras fontes.

Um porta-voz da delegação de Richardson comentou que o governador concluirá na sexta-feira sua visita a Cuba, iniciada na segunda para promover o intercâmbio comercial e cultural.

Segundo esta fonte, Richardson, que lidera uma comitiva de nove funcionários públicos e empresários agrícolas dos Estados Unidos, visitou na manhã desta quinta a Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), onde estudam mais de 20.000 jovens de 29 países, incluindo mais de cem americanos.

Durante sua permanência em Havana, o governador se reuniu com o chefe do Parlamento, Ricardo Alarcón, com o presidente da Câmara de Comércio, Pedro Alvarez, e com autoridades de turismo e agricultura.

Na quarta-feira, Richardson disse que os encontros foram "muito frutíferos" e "positivos".

"Minha meta principal é incrementar os laços econômicos", declarou o governador, acrescentando ser "a favor de mais viagens humanitárias a Cuba, mais turistas e mais contato". Em 1996, Richardson foi recebido em Havana por Fidel Castro e conseguiu a libertação de três prisioneiros políticos, num momento de aproximação com o governo do então presidente Bill Clinton.

rd/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG