Governador declara Texas zona de desastre por gripe suína

Washington, 29 abr (EFE).- O governador do Texas, Rick Perry, declarou hoje zona de desastre em todo o estado pela gripe suína, após o número de doentes aumentar para 16, e depois de ser registrada na cidade de Houston a primeira morte no país.

EFE |

O anúncio aconteceu pouco depois que o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) confirmou os novos casos, que foram detectados nos condados de Cameron, Dallas, Guadalupe e Starr, segundo o Departamento de Saúde estadual.

Em entrevista coletiva, o governador assegurou que a declaração de desastre permitirá ao estado "implementar medidas de emergência" para enfrentar o que considera uma "ameaça à saúde pública", segundo um comunicado.

"Os texanos têm que saber que não há motivos para o pânico e têm que estar seguros de que o estado tomará todas as precauções necessárias para proteger as vidas de nossos cidadãos", disse Perry na entrevista coletiva.

O governador assegurou que seu escritório colabora com os serviços de saúde do Departamento de Estado e com outros organismos estaduais e federais, junto aos quais elaborou "um plano para proteger os texanos" caso a gripe seja elevada à pandemia ou surja outra emergência de saúde.

Perry também anunciou que o CDC aprovou o pedido de aumentar em 25% a alocação de medicação antiviral para o Texas, que receberá 850 mil tratamentos a mais. EFE llb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG