Governador declara emergência em Dakota do Norte por chuvas

Washington, 26 mar (EFE).- O governador de Dakota do Norte, John Hoeven, declarou hoje alerta de emergência no estado em previsão da pior inundação dos últimos 100 anos nesta zona do norte dos Estados Unidos.

EFE |

A declaração foi emitida após intensas chuvas e nevascas que cobriram uma extensa zona já saturada pelas precipitações invernais.

Helicópteros da Guarda Nacional e centenas de voluntários intensificaram hoje seus esforços para impedir um aumento dos alagamentos ao longo do rio Vermelho, ao sul da cidade de Fargo.

A emergência cobre os 34 condados do estado e duas reservas indígenas e permite que os Governos locais e do estado solicitassem fundos federais para ajudar os desabrigados.

Enquanto isso, no meio da neve, centenas de voluntários seguiram hoje a tarefa de empilhar sacos de areia ao longo do rio, cujas águas aumentarão seu leito nos próximos dias como consequência do degelo e das chuvas dos últimos dias.

A situação piorou nas últimas horas ao sul de Fargo, onde os helicópteros da Guarda Nacional resgataram quase 100 pessoas que tiveram que subir nos telhados das casas para não ser arrastadas pelas águas.

Além do alagamento das casas, os agricultores da região temem que as águas destruam o trigo que devia ser colhido durante a primavera (hemisfério norte).

Em Abercrombie, o rio, que flui desde o Canadá, já causou inundações em Winnipeg, 360 quilômetros ao norte de Fargo. EFE ojl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG