otimista sobre acordo com Morales - Mundo - iG" /

Governador de Santa Cruz se diz otimista sobre acordo com Morales

La Paz, 23 set (EFE) - O governador regional da região boliviana de Santa Cruz, o opositor Rubén Costas, disse hoje que é otimista com o avanço das negociações com o Governo de Evo Morales e a possibilidade de assinar um primeiro acordo.

EFE |

"Se as coisas continuarem avançando na direção que estão, seria possível assinar um primeiro documento apresentando o avanço que há de toda a negociação", declarou Costas em um aeroporto de Santa Cruz.

O governador lidera o movimento autonomista da Bolívia junto com seus colegas de Tarija, Mario Cossío; de Beni, Ernesto Suárez, e de Chuquisaca, Savina Cuéllar, que iniciaram uma negociação com o Governo para tentar resolver a crise política que vive o país.

As conversas começaram na quinta-feira da semana passada sob o auspício da comunidade internacional para frear a onda de violência que causou a morte de pelo menos 17 pessoas na região de Pando, no norte do país.

Os temas centrais do debate são a aprovação da nova Constituição promovida por Morales, as autonomias que exigem as regiões e a distribuição das receitas petrolíferas entre o Estado e os departamentos autonomistas.

Morales propôs aos governadores regionais respaldar a aprovação antes de 15 de outubro pelo Congresso da convocação de um referendo que valide o projeto de uma nova Constituição em troca de reformar o capítulo sobre as autonomias, como reivindicam as regiões.

Costas disse que analisou os temas que podem ser discutidos no novo texto constitucional e que será analisado com os demais governadores regionais antes apresentar uma posição conjunta na quinta-feira perante o presidente boliviano. EFE ja/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG