Governador de Nova Jersey desiste de concorrer à presidência

O republicano Chris Christie era visto como um candidato que poderia ter chances contra Barack Obama nas eleições em 2012

iG São Paulo |

O governador de Nova Jersey, Chris Christie, decidiu não se apresentar às primárias do Partido Republicano, que escolherão o candidato à presidência para as eleições de 2012 nos Estados Unidos. "Agora não é a minha hora", afirmou o governador ao fazer o anúncio nesta terça-feira.

AP
Chris Christie anunciou sua desistência no palácio do governo do Estado de Nova Jersey, nos EUA

De acordo com o jornal americano The New York Times, Christie disse ter levado a sério os pedidos dos republicanos e de alguns americanos para reconsiderar uma campanha de última hora. Mas depois de apenas 20 meses no cargo como governador, ele afirmou que tinha "um compromisso com Nova Jersey que eu simplesmente não abandonarei".

Chris Christie, figura emergente no Partido Republicano, 49 anos, era visto como uma opção para desestabilizar uma corrida dominada até agora pelo ex-governador de Massachussetts Mitt Romney e pelo atural governador do Texas, Rick Perry.

A pressão, segundo a publicação americana, para que Mr. Christie concorresse se deve em parte ao fato que o Partido Republicano acredita não ter um candidato que possa bater Obama em novembro de 2012. O governador de Nova Jersey, Estado tradicionalmente democrata, é considerado um candidato carismático com uma abordagem direta iria contrastar bem com o atual presidente.

"Foi aí que eu percebi que eu poderia ganhar", disse. "Quando todas essas pessoas começaram a me pedir, antes mesmo de eu entrar na corrida. É aí que você sabe que tem algo especial."

A última pesquisa do The Washington Post/ABC News sobre os pré-candidatos republicanos à presidência dos EUA mostra Romney na liderança, com 25% das intenções de voto pelo segundo mês consecutivo. Perry perdeu 13 pontos e o empresário Herman Cain subiu 12 desde o início de setembro. Os dois estão empatados com 16% das intenções de voto.

Com AFP

    Leia tudo sobre: christieobamaeleições 2012euarepublicano

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG