Gordon Brown viajará para Belfast para analisar paralisia de processo de paz

Dublin, 10 set (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, se reunirá na próxima semana em Belfast com os líderes políticos norte-irlandeses para tratar da paralisia que atinge o Governo autônomo de poder compartilhado entre católicos e protestantes, informa hoje a imprensa local.

EFE |

Brown deve chegar à capital da província na próxima terça, dois dias antes de uma reunião crucial entre os dois grandes partidos da província, apesar de o Governo britânico não ter dado detalhes da visita "por motivos de segurança".

O majoritário Partido Democrático Unionista (DUP) e o Sinn Féin mantêm diferenças sobre vários assuntos, como, por exemplo, a devolução ao Governo de Belfast das competências de Justiça e Interior, que ainda são administradas pelo Governo britânico.

Segundo o acordo de Saint Andrews (2006), assinado pelos dois grupos, estas áreas deveriam ter passado para o controle das autoridades norte-irlandesas em maio passado, mas as reservas do DUP colocaram o processo de paz à beira de uma nova crise institucional.

EFE ja/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG