Gordon Brown viaja pela Europa, EUA e Brasil para preparar reunião do G20

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown começa nesta terça-feira uma semana de conversações preparatórias para a cúpula de líderes mundiais do G20, em Londres, que o levarão à Europa, Estados Unidos, Brasil e Chile.

AFP |

Brown se reuniu rapidamente, em Londres, com diretores de bancos internacionais poucos de sair rumo a Estrasburgo (leste da França), onde pronunciará um discurso ante o Parlamento Europeu.

Da cidade francesa, deve voar para Nova York e, posteriormente irá ao Brasil e ao Chile, onde assistirá, em 28 de março, à cúpula de líderes progressistas.

Nesse encontro participarão os presidentes brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a chilena Michelle Bachelet, o uruguaio Tabaré Vázquez; a argentina, Cristina Kirchhner; assim como os chefes de governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e da Noruega, Jens Stoltenberg.

O porta-voz de Brown destacou que o papel dos países da América Latina na solução da crise mundial é crucial, já que são parte do debate sobre como tratar as crescentes dificuldades da economia internacional.

Brown espera que a cúpula de 2 de abril em Londres, durante a primeira viagem à Europa do presidente americano Barack Obama, desemboque em um "grande acordo" que ajude a resolver a crise econômica mundial.

mt/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG