Gordon Brown pode sofrer derrota humilhante em eleições locais

Londres - O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, no meio de uma polêmica por causa das despesas dos deputados trabalhistas, pode sofrer uma humilhante derrota no pleito local do próximo mês, assinala neste domingo The Sunday Times.

EFE |

Uma análise dos especialistas em eleições Colin Rallings e Michael Thrasher, feita para o "Times", indica que o Trabalhismo de Brown pode ficar em terceiro lugar, atrás dos "tories" (conservadores) e dos liberal-democratas, nas eleições municipais que acontecem na Inglaterra em 4 de junho.

Estes analistas antecipam que os trabalhistas podem perder Prefeituras que controlam e, se ficar em terceiro lugar, o desafio à liderança de Brown pode ser inevitável.

Esta análise foi publicada junto com uma pesquisa sobre intenções de voto que situa os trabalhistas com 27% de apoio, uma queda de sete pontos frente a outro publicado no mês passado, enquanto os "tories" subiram dois pontos para 43% de respaldo.

O Partido Liberal-Democrata, terceira legenda do Reino Unido, subiu dois pontos para 18%, segundo a pesquisa, feita pela empresa YouGov para o dominical britânico, que não especifica a quantidade de pessoas entrevistadas.

Segundo o jornal, Brown fará um reajuste do Governo depois das eleições municipais para restabelecer sua autoridade, e se estima que a ministra de Interior, Jacqui Smith, seja substituída após uma série de escândalos por abusar do sistema de compensações econômicas desfrutada pelos parlamentares.

O Trabalhismo está imerso em um escândalo após ser revelado como os deputados abusaram do sistema de compensações econômicas dos parlamentares, já que reivindicaram dinheiro público para coisas absurdas, como a compra de roupa e fraldas.

    Leia tudo sobre: gordon brown

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG