Gordon Brown nomeia primeiro muçulmano em seu Governo

Londres, 7 jun (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, nomeou o primeiro alto cargo muçulmano de seu Governo trabalhista.

EFE |

Trata-se de Sadik Khan, novo secretário de Estado de Transporte, que vai participar das reuniões do gabinete quando foram tratadas matérias de seu departamento e será o porta-voz para esses temas na Câmara dos Comuns.

Será também membro do "Conselho Privado", organismo não eleito cuja criação remonta a 1353 e que foi criticado pelos defensores dos direitos civis porque, graças a uma prerrogativa régia, pode promulgar leis sem passar pelo Parlamento.

Khan, filho de um motorista de ônibus e que viveu em uma casa de proteção social, se transforma assim no muçulmano que ocupa o posto mais alto na política britânica.

Segundo lembra hoje a "BBC", o novo secretário de Estado foi objeto de gravações ilícitas em 2005 e 2006 quando foi à prisão para se reunir com um suspeito de terrorismo residente em seu distrito eleitoral e do qual era portanto representante.

A ministra do Interior, Jacqui Smith, declarou então que Khan não tinha sido alvo específico da operação de vigilância ordenada pela Polícia e que ele mesmo não estava sob suspeita.

Em outubro de 2008, Khan foi promovido ao cargo de subsecretário de Estado no Ministério para as Comunidades e o Governo local. EFE jr/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG