Gordon Brown diz que tarefa britânica é vital no Afeganistão

O primeiro-ministro Gordon Brown afirmou neste domingo que os soldados britânicos desempenham uma tarefa vital no Afeganistão, apesar da controvérsia sobre seu papel no país asiático depois que o saldo de baixas desde 2001 aumentou para 201.

AFP |

No momento em que a violência se intensifica nas vésperas das eleições presidenciais e provinciais de 20 de agosto no Afeganistão, Brown insistiu que a Grã-Bretanha não abandonará o país asiático, apesar de o simbólico número de mais de 200 mortos ter reanimado a polêmica sobre o objetivo e a oportunidade da missão dos soldados de Londres.

As palavras do primeiro-ministro coincidiram também com o pedido dos familiares dos soldados caídos no Afeganistão desde o início da luta contra os talibãs em 2001, para que o governo acabe com sua participação militar no país.

"Nestes momentos de pena e tristeza, nunca devemos esquecer porque estamos no Afeganistão, e porque há pessoas fazendo este sacrifício", declarou Brown.

"As três quartas partes dos complôs terroristas descobertos na Grã-Bretanha procedem das zonas montanhosas de Paquistão e Afeganistão; para fazer uma Grã-Bretanha segura e um mundo seguro devemos cumprir nosso compromisso", acrescentou.

O primeiro-ministro acrescentou que Londres dará às suas tropas todo o apoio necessário para triunfar em sua "vital missão".

No total, 201 soldados britânicos morreram no Afeganistão desde 2001. O último a morrer foi um soldado do segundo batalhão do Regimento Real de Fuzileiros, que morreu em decorrência dos ferimentos sofridos durante uma patrulha a pé sábado perto de Sangin, na sulista província de Helmand, informou o ministério da Defesa.

Desde o início de julho morreram 31 soldados britânicos. O aumento do número de mortes deve-se à operação lançada pelas tropas internacionais para garantir a segurança das eleições de 20 de agosto nos redutos talibãs do sul do país.

kah/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG