Gordon Brown deporá em comissão da Guerra do Iraque

Londres, 22 fev (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, comparecerá no próximo dia 5 de março perante a comissão independente que investiga a invasão do Iraque em 2003, confirmou hoje a comissão.

EFE |

Segundo a comissão, o líder trabalhista deporá durante cinco horas e meia no centro de conferências Queen Elizabeth Centre em Londres.

Brown se submeterá a perguntas sobre seus mandatos como primeiro-ministro e como titular de Economia para o Governo de seu antecessor, Tony Blair.

No mesmo dia, também deporá perante a comissão o ministro de Cooperação Internacional britânico, Douglas Alexander, cujo comparecimento deve durar uma hora e meia.

O titular de Exteriores britânico, David Miliband, dará seu testemunho três dias depois, em 8 de março.

A decisão inicial da comissão de não convocar Brown até depois das eleições gerais, previstas para maio, suscitou polêmica.

Por isso, o próprio Brown se ofereceu no mês passado a depor "a qualquer momento" perante a comissão independente que investiga a Guerra do Iraque.

O líder trabalhista informou que tinha escrito uma carta ao presidente da comissão, John Chilcot, na qual dizia estar à disposição para quando considerasse necessário seu testemunho. EFE prc/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG