Gorbachev pede a Putin que deixe o poder

Ex-presidente soviético fez a afirmação após o protesto que reuniu milhares de pessoas em Moscou

iG São Paulo |

Reuters
Mikhail Gorbachev concede entrevista em seu escritório em Moscou (14/6)
Entre as medidas propostas por Medvedev na quinta-feira está restabelecer as eleições para governadores, atualmente indicados pelo governo central. Ele também afirmou que, pelas 

O homem forte da Rússia, Vladimir Putin, deve deixar o poder "agora" em vista dos protestos sem precedentes contra seu regime, declarou neste sábado o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev.

"Eu aconselharei Vladimir Vladimirovitch (Putin) a partir agora", afirmou o pai da Perestroika em declarações à rádio Eco, de Moscou.

Milhares de manifestantes se reuniram neste sábado (24) em Moscou, no maior protesto até agora contras supostas fraudes nas eleições parlamentares. A manifestação mostra o descontentamento da população com o Rússia Unida, partido do primeiro-ministro Vladimir Putin, que em 2012 concorrerá à presidência.

Leia mais: Protesto contra eleição reúne milhares de pessoas na Rússia

Na tentativa de conter as manifestações, nesta semana o presidente russo, Dmitri Medvedev, prometeu uma reforma do sistema político. As propostas não foram consideradas suficientes pela oposição, que exige uma nova eleição.

novas regras, um grupo de 500 pessoas que represente mais da metade das províncias russas terá permissão para formar um partido – uma simplificação da determinação atual, segundo a qual uma legenda precisa ter pelo menos 45 mil integrantes.

No início do mês, Gorbachev havia pedido novas eleições na Rússia . Ele havia afirmado que as autoridades tinham de realizar novas eleições se não quisessem lidar com uma crescente onda de descontentamento. Gorbatchev tem mostrado nos últimos meses uma posição cada vez mais crítica em relação ao regime de Putin e ataca em particular a estagnação do país.

Mikhail Gorbachev foi o último líder soviético (1985-1991). Ele impulsionou moviemntos como a perestroika e glasnost. que culminaram no colapso da antiga URSS, em 1991.



(Com informações da AFP)

    Leia tudo sobre: rússiaGorbachev

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG