Google oferece anúncios baseados em sites visitados por internauta

San Francisco, 11 mar (EFE).- O Google disse hoje que oferecerá anúncios baseados no comportamento dos internautas, um polêmico sistema que explora os sites visitados antes pelos usuários e mostra publicidade relacionada com essas páginas.

EFE |

O site de buscas, que dá ao novo serviço o menos polêmico nome de "publicidade baseada em interesses", disse em seu blog que este sistema fará com que os anúncios sejam mais atraentes para a pessoa que navega pela rede.

"Achamos que podemos tornar a publicidade online mais importante e prática utilizando informação adicional sobre as páginas que as pessoas visitam", afirmou Susan Wojcicki, vice-presidente de gestão de produto do Google.

Com este passo, a empresa embarca em uma tendência que tem aumentado no ramo da publicidade online, mas também muito criticada, pois representa uma violação à privacidade dos internautas.

As companhias que administram publicidade online para outras empresas e que usam este sistema instalam marcadores eletrônicos chamados "cookies" que registram as páginas visitadas na rede ou, inclusive, o que se faz nelas.

A companhia insistiu em que o novo sistema introduzido hoje respeitará a privacidade do usuário e permitirá a este configurá-lo segundo suas preferências.

Assim, o internauta poderá escolher categorias sobre as quais prefere não ver anúncios e evitar, por exemplo, receber continuamente publicidade sobre automóveis de luxo só porque uma vez visitou o site da Porsche. EFE pg/db

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