Cientistas encontraram diversas novas espécies de plantas e animais depois de descobrirem uma área inexplorada no norte do Moçambique com a ajuda da ferramenta de internet Google Earth. O local foi encontrado quando pesquisadores do Jardim Botânico Real de Kew, na Inglaterra, observavam mapas retirados da ferramenta do Google em busca de uma área a mais de 1,6 mil metros acima do nível do mar para um projeto de conservação.

Foi então que eles identificaram uma vasta região inexplorada. O Monte Mabu, como é chamado o local, era conhecido apenas pela comunidade local dos vilarejos ao redor da região.

Uma equipe de 28 cientistas de seis países realizou uma expedição ao Monte Mabu para recolher, registrar e analisar as espécies da região.

Entre as novas espécies descobertas, eles identificaram camaleões pigmeus, borboletas, víboras, além de uma rara orquídea e diversas plantas exóticas.

A equipe recolheu mais de 500 amostras de plantas para análise.

"A fenomenal diversidade é muito impressionante", disse o cientista que liderou a expedição, Jonathan Timberlake.

Segundo ele, ainda há muitos locais como o Monte Mabu inexplorados ao redor do mundo.

No momento, os pesquisadores estão trabalhando com o governo de Moçambique para proteger a área descoberta e incentivar a sua conservação pela comunidade local.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.