Google desfoca rostos em fotos de rua em seus mapas on-line

O Google anunciou, nesta quarta-feira, que está tirando o foco dos rostos de quem aparece nas fotos de rua baixadas em seu serviço gratuito de mapas on-line.

AFP |

A empresa americana de Internet disse que está testando a tecnologia na atualização de fotografias de seu "Street View", no mapa de Manhattan. Se funcionar, será aplicada a todos os mapas do site.

Borrar os rostos das pessoas pode ajudar a reduzir as queixas de que os instantâneos das ruas, postos na rede pelo "Google Maps", violam a privacidade, mas a porta-voz do Google disse à AFP que esse não é o motivo para aplicar a tecnologia.

"É algo que estamos avaliando por bastante tempo", declarou a porta-voz.

"O propósito do 'Street View' não é olhar as pessoas, mas edifícios e locações. Obviamente, queremos tomar ações para proteger a privacidade das pessoas e, desde o início, nós nos comprometemos a fazê-lo", acrescentou.

O Google trabalhou por um ano em uma forma de detectar e desfocar os rostos nas fotos, automaticamente, relatou a engenheira de comunicação Andrea Frome no blog do Google, destacando que "é um desafio duro que requer um último modelo de detecção automática de rostos".

gc/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG