Golpistas são grupo minoritário, diz chefe militar guineano

Dacar, 23 dez (EFE).- Os protagonistas da tentativa de golpe de Estado na Guiné são minoria dentro do Exército, afirmou hoje o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas guineanas, general Diarra Camara, em entrevista a um canal internacional de TV via satélite.

EFE |

"Os golpistas formam uma minoria entre os oficiais e soldados", disse Camara, que reiterou declarações similares a respeito do primeiro-ministro guineano, Ahmed Tidiane Souaré.

Souaré afirmou ainda que segue em seu posto e que o Governo está preparando os funerais do presidente Lansana Conté, que morreu nesta segunda-feira.

Segundo o general Camara, que inicialmente tinha sido vinculado a um grupo de oficiais de alto escalão que poderia estar apoiando o levante, "a maioria dentro do Exército é favorável a uma transição de acordo com o disposto na Constituição".

Segundo a Carta Magna guineana, corresponde ao titular da Assembléia Nacional, atualmente Aboubacar Somparé, assumir de forma interina a Presidência do país e organizar em um prazo de 60 dias eleições para designar o sucessor do chefe de Estado morto.

Enquanto isso, a Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (Cedeao) condenou a tentativa golpista na Guiné e exigiu o respeito da legalidade constitucional no país.

"A Cedeao segue trabalhando com o Governo da República da Guiné para o restabelecimento do Estado de Direito e a consolidação da democracia", indica a organização regional em comunicado divulgado em Dacar.

A Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH) condenou, por sua vez, a tentativa de golpe na Guiné e pediu aos protagonistas que evitem "qualquer tipo de repressão".

Já o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) expressou preocupação pela situação na Guiné e convocou uma reunião de emergência para examinar a crise suscitada pelo falecimento de Conté e o subseqüente levante militar.

Leia mais sobre: Guiné

    Leia tudo sobre: guiné

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG