Gestantes com gripe suína devem ser imediatamente tratadas

As mulheres grávidas estão particularmente expostas ao vírus A(H1N1) da gripe suína e devem receber imediatamente um tratamento adequado com medicamentos antivirais, advertiu nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

AFP |

"Um certo número de estudos realizados nos Estados Unidos e em outros países atingidos indicam que as mulheres grávidas correm mais riscos de infecção pelo A(H1N1)", declarou à imprensa uma porta-voz da OMS, Aphaluck Bhatiaseve.

"A gripe pandêmica afeta uma população mais jovem que a atingida pela gripe sazonal e, claro, as mulheres grávidas estão entre as mais jovens", explicou Aphaluck Bhatiaseve.

"A OMS recomenda que nos países onde há uma ampla propagação do vírus A(H1N1) as mulheres grávidas recebam cuidados adequados e um tratamento imediato com medicamentos antivirais como o Tamiflu, declarou.

O tratamento é mais eficaz se for administrado nas 48 horas após os primeiros sintomas, lembrou a porta-voz da OMS.

Sobre a prescrição de medicamentos antivirais por telefone ou pela internet na Inglaterra, um outro porta-voz da organização Thomas Abraham, declarou que para a OMS o Tamiflu deve ser prescrito por um médico. "A maneira como ele é distribuído é assunto dos diferentes países, mas nós pensamos que o Tamiflu deve ser tomado com receita médica", insistiu.

dro/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG