Georgianos prestam homenagem a Stalin no aniversário de seu nascimento

Tbilisi, 21 dez (EFE) - Os comunistas georgianos depositaram hoje flores no túmulo do ex-ditador soviético Josef Stalin (1879-1953) na cidade de Gori por ocasião do 129º aniversário de seu nascimento.

EFE |

"Todo o mundo reconhece o papel de Stalin, todo o mundo o conhece como georgiano", disse Grigori Oniani, presidente da ONG Stalin, citado pela agência russa "Interfax".

O ativista criticou as autoridades georgianas por tentar "extirpar tudo o que tenha a ver com Stalin, inclusive de sua cidade natal".

Recentemente, o Governo georgiano anunciou que a estátua de Stalin será retirada do centro de Gori, cidade situada a poucos quilômetros da fronteira com a região separatista da Ossétia do Sul.

"Por suas ações, Stalin não pode ser considerado georgiano.

Stalin é um dos fundadores da URSS, carrasco de milhões de pessoas, inclusive de georgianos", disse Giorgi Baramidze, vice-primeiro-ministro e autor da iniciativa.

A estátua de Stalin será transferida ao Museu da Ocupação Russa, que será aberto na casa-museu do ditador soviético na própria cidade de Gori. EFE io/ab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG