Geórgia restabelece sistema simplificado de vistos para cidadãos russos

Tbilisi, 4 set (EFE).- A Geórgia restabeleceu hoje o sistema simplificado de concessão de vistos para os cidadãos russos, suspenso após o conflito bélico com a Rússia na região separatista da Ossétia do Sul.

EFE |

"Não há estado de guerra e não há necessidade de criar problemas.

Por isso, o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, tomou essa decisão", disse o vice-ministro de Assuntos Exteriores georgiano, Grigori Vashadze, ao fazer o anúncio da medida.

Na véspera, o Parlamento revogou a declaração de estado de guerra em todo o território da Geórgia, decretada em 9 de agosto, após a incursão das tropas russas em território georgiano.

No entanto, o Legislativo manteve o estado de exceção nas regiões separatistas da Ossétia do Sul e a Abkházia, cuja independência foi reconhecida na semana passada pela Rússia.

Assim como acontecia antes do conflito, ao chegar ao país, os cidadãos russos poderão obter um visto de turismo válido por 90 dias, mediante o pagamento de US$ 30.

No fim da semana passada, quando a Geórgia rompeu relações diplomáticas com a Rússia, o Ministério de Exteriores anunciou que os cidadãos russos poderiam visitar o país apenas mediante um convite. EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG