Nações Unidas, 11 ago (EFE).- A Geórgia solicitou hoje uma quinta reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para informar sobre a gravidade da situação no país devido à intensificação da ofensiva militar russa contra território georgiano.

"Recebemos uma carta da Missão da Geórgia pedindo a convocação de uma reunião e vamos considerá-la", disse à Agência Efe Peter Van Kemseke, porta-voz da Missão da Bélgica na ONU, que durante o mês de agosto ocupa a Presidência do Conselho de Segurança.

Segundo o belga, os 15 membros do Conselho de Segurança realizarão consultas às 17h na hora local (18h, Brasília) para decidir se aceitam a solicitação georgiana e, caso acordem isso, iniciarão a reunião pouco depois.

Fontes diplomáticas disseram que é muito provável que a solicitação do embaixador da Geórgia, Irakli Alasania, seja aceita, apesar de que não se espera que a reunião sirva para resolver as diferenças dentro do Conselho de Segurança sobre o conflito.

França, Reino Unido e Estados Unidos, junto a outros países ocidentais membros do Conselho de Segurança, retomaram hoje os contatos para tentar pôr fim ao conflito entre Rússia e Geórgia, disseram à Efe fontes diplomáticas. EFE jju/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.