Geórgia nomeia 3º ministro da Defesa desde a guerra com a Rússia

Tbilisi, 27 ago (EFE).- A Geórgia nomeou hoje seu novo ministro da Defesa, Bacho Akhalaya, de 29 anos, no lugar de David Sikharulidze, que estava à frente da pasta desde dezembro passado.

EFE |

"Nossa principal tarefa é aumentar a preparação das tropas georgianas e modernizar as Forças Armadas com o objetivo de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)", disse Akhalaya após sua nomeação.

O novo ministro assegurou que, caso introduza mudanças nas Forças Armadas, elas serão "mínimas".

Até agora vice-ministro, Akhalaya será o terceiro titular da pasta da Defesa desde a derrota das tropas georgianas frente às russas na sangrenta, mas curta guerra pelo controle da região separatista da Ossétia do Sul, em agosto de 2008.

Segundo a televisão georgiana, Sikharulidze, ex-embaixador da Geórgia nos Estados Unidos, teria renunciado após se confrontar com seu substituto.

Akhalaya era o candidato ao cargo preferido pelo partido governista Movimento Nacional Unido, liderado pelo presidente Mikhail Saakashvili.

Por sua parte, a oposição georgiana criticou duramente a nomeação de Akhalaya, chamado pelos opositores de "chefe dos esquadrões da morte" georgianos.

Uma das líderes opositoras, Eka Beselia, assegurou que Saakashvili "pratica uma política encaminhada a criar um estado policial" e que o Exército "já não garante a segurança do país, mas uma garantia da defesa de Saakashvili".

O presidente georgiano conduziu uma profunda reestruturação das Forças Armadas após a derrota na guerra com a Rússia, depois da qual diversos integrantes do alto escalão do Governo - primeiro-ministro, presidente do Parlamento e representante na ONU - passaram para a oposição.

Os EUA, que têm na Geórgia seu principal aliado na região, lançarão em setembro um programa de treinamento de seis meses das tropas georgianas para operações de paz no Afeganistão. EFE mv-io/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG