Geórgia e EUA assinarão acordo de associação estratégica em janeiro

Tbilisi, 25 dez (EFE).- Geórgia e Estados Unidos assinarão em 4 de janeiro, em Washington, um acordo de associação estratégica, anunciou hoje o Ministério de Assuntos Exteriores georgiano.

EFE |

O pacto será assinado pelo ministro de Exteriores georgiano, Grigol Vashadze, e pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse à Agência Efe a porta-voz da Chancelaria, Khatuna Iosava.

"O documento se chamará Carta de cooperação entre EUA e Geórgia.

Vashadze viajará no dia 3. É tudo o que se pode dizer por enquanto", disse a porta-voz da diplomacia georgiana.

Na semana passada, o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, anunciou que Tbilisi e Washington estavam negociando um acordo de cooperação estratégica.

"A assinatura do acordo de associação estratégica significa que nossas relações com o Estado mais poderoso do mundo, que sairá ainda mais poderoso da crise, entrarão em um novo nível qualitativo, para a segurança não só da Geórgia, mas de toda a região", disse o chefe do Estado.

Pouco depois, o ministro de Exteriores georgiano declarou ao canal de televisão "Rustavi-2" que o "acordo marco inclui a cooperação em matéria de segurança, economia, democracia e assuntos humanitários".

"Trata-se de um acordo histórico, que insistirá no âmbito da segurança, o que é muito importante para a Geórgia, depois dos eventos de agosto", disse hoje à Efe ministro de Reintegração da Geórgia, Temur Iakobashvili.

O ministro se referia ao conflito armado com a Rússia pela região separatista georgiana da Ossétia do Sul, que terminou com a ocupação de parte do território do país e o reconhecimento por Moscou da Ossétia do Sul e da Abkházia, outra região separatista georgiana, como Estados independentes. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG