prioridade máxima - Mundo - iG" /

Geórgia diz que integração à Otan é sua prioridade máxima

Cracóvia (Polônia), 20 jan (EFE).- O ministro de Defesa da Geórgia, Vasil Sikharulidze, afirmou hoje que a integração de seu país à Otan continua sendo uma das maiores prioridades do Governo, e expressou seu agradecimento aos aliados por seu forte apoio durante o conflito com a Rússia.

EFE |

Por outro lado, o secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, afirmou sua disposição para discutir com o georgiano sobre o conflito relâmpago de agosto passado no Cáucaso e sobre a "instalação de bases russas" na Geórgia.

Moscou anunciou a construção de uma base naval no porto de Ochamchira, na Abkházia, para receber navios da Frota russa do Mar Negro, além de pretender instalar bases militares na Ossétia do Sul, um passo que deixou os aliados preocupados.

A Comissão OTAN-Geórgia foi realizada à margem do conselho informal de ministros da Defesa aliado que aconteceu ontem e hoje na cidade polonesa da Cracóvia.

Este órgão de colaboração foi estabelecido como alternativa à concessão de status de candidato a entrar na Otan tanto para a Geórgia como para sua vizinha Ucrânia, que hoje também celebrou sua comissão bilateral.

A última cúpula anual de chefes de Estado e Governo, em abril passado em Bucareste, foi uma derrota para os interesses dos Governos da Ucrânia e da Geórgia, e para os Estados Unidos e os países europeus do leste, que pressionaram até onde puderam para dar o status de candidato para as duas repúblicas.

Porém, a ferrenha oposição russa à expansão aliada até suas fronteiras foi favorecida pela postura de Alemanha, França, Itália e Espanha, para os quais Geórgia e Ucrânia continuam sem estar preparadas para dar mais um passo para a Otan.

Esta sensação foi acrescentada após o rápido conflito de agosto passado entre Geórgia e Rússia, que levou à separação de Abkházia e Ossétia do Sul. EFE met/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG