Geórgia confirma ataque à Ossétia do Sul

A Geórgia lançou agora à noite um assalto à república separatista da Ossétia do Sul e estão sendo registrados combates nas proximidades da capital regional, Tskhinvali, confirmou o ministério georgiano do Interior.

AFP |

Anteriormente, o presidente deste território, Eduard Kokoity, descreveu "combates violentos" à agência Interfax entre as forças da Geórgia e da Ossétia.

"Combates violentos estão acontecendo", disse Kokoity, qualificando o "ataque" contra Tskhinvali de ação "pérfida e vil" perpetrada pelo presidente georgiano, Mikhail Saakashvili.

Tiros de morteiros e de armas pesadas foram novamente disparados na noite desta quinta-feira contra Tskhinvali a partir de aldeias georgianas dos arredores, informaram as agências de notícias russas, citando autoridades da Ossétia.

Segundo o chefe das forças georgianas de manutenção da paz nesta região separatista, o governo da Geórgia resolveu "restaurar a ordem constitucional" na Ossétia do Sul.

Os enfrentamentos entre forças georgianas e separatistas na Ossétia do Sul teriam deixado pelo menos dez mortos nesta quinta-feira, segundo Tbilisi.

As tensões na Ossétia do Sul e na Abkházia, outra região separatista georgiana, aumentaram nos últimos meses. Os dois territórios contam com o apoio de Moscou.

im-yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG