consolidação do cessar-fogo em Gaza - Mundo - iG" /

George Mitchell pede a consolidação do cessar-fogo em Gaza

O emissário americano George Mitchell fez um apelo nesta quinta-feira em Ramallah, na Cisjordânia, para consolidar um cessar-fogo duradouro em Gaza e reiterou o comprometimento de Washington em trabalhar pela paz no Oriente Médio.

AFP |

"É importante consolidar um cessar-fogo viável e duradouro e incentivamos os esforços feitos neste sentido", declarou à imprensa, ao sair de uma reunião com o presidente palestino, Mahmud Abbas.

Ele afirmou também que o governo do presidente Barack Obama está trabalhando para uma "paz duradoura" na região e que ele se atém a um regulamento básico sobre dois Estados, Israel e a Palestina, "coabitando em paz e segurança".

O cessar-fogo que colocou fim a uma ofensiva israelense de 22 dias na Faixa de Gaza (mais de 1.330 mortos) está cada vez mais ameaçado desde a morte de um soldado israelense terça-feira em um ataque com bomba na fronteira do território palestino controlado pelos islamitas dos Hamas.

Mitchell, que realiza sua primeira visita à região pediu a adoção de um mecanismo para abrir permanentemente os pontos de passagem da Faixa de Gaza para mercadorias, com a participação da Autoridade Palestina, expulsa do território pelo Hamas em junho de 2007.

"Para impedir o contrabando de armas para Gaza, precisamos adotar um mecanismo que permite o encaminhamento de mercadorias a Gaza e isto deve ser feito com a participação da Autoridade Palestina", disse.

bur-ezz/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG