Genéricos são tão eficazes quanto remédios de marca para coração

Os medicamentos genéricos não são menos eficazes que os remédios de marca para tratar das doenças cardiovasculares, revelam vários estudos clínicos publicados nesta terça-feira no Journal of the American Medical Association (JAMA).

AFP |

"Os elevados preços dos remédios se explicam, fundamentalmente, porque são protegidos por patente após obter a autorização por parte da FDA" (a agência americana para controle de medicamentos), destacam os autores do estudo.

O governo federal, assim como muitos médicos, promovem a utilização dos genéricos para deter a explosão dos gastos com saúde nos Estados Unidos, mas alguns pacientes e até doutores têm dúvidas sobre a eficácia destes medicamentos.

"As empresas farmacêuticas têm dado a entender em vários comunicados e anúncios que os genéricos poderiam ser menos eficazes e menos seguros que os medicamentos de marca", lembraram pesquisadores da faculdade de medicina da Universidade de Harvard.

Para afastar estas dúvidas, os pesquisadores realizaram uma bateria de análises clínicas comparando genéricos a remédios de marca, entre 1984 e 2008, e concluíram que não há diferença significativa entre as duas opções.

Os pesquisadores também examinaram artigos e editoriais, publicados no mesmo período, para confirmar sua conclusão.

js/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG