Teerã, 9 set (EFE).- O chefe do Estado-Maior conjunto do Exército iraniano, general Hassan Firouzabadi, afirmou hoje que o atual presidente americano, Barack Obama, tem uma visão mais realista sobre o programa nuclear do Irã que seu antecessor, George W.

Bush.

Em declarações divulgadas pela rede de televisão estatal em inglês "PressTV", o general disse que "as duas mensagens enviadas" a Teerã por Obama apontam para essa direção.

"O Irã unicamente procura o desenvolvimento de um programa nuclear pacífico para produzir energia. E parece que Obama tem uma visão mais realista. As duas mensagens que enviou nos últimos seis meses podem ser um sinal disto", afirmou.

Os Estados Unidos, junto a Israel e vários países da União Europeia (UE), acusam o Irã de ocultar, sob seu programa nuclear civil, outro clandestino, de natureza militar, cujo objetivo seria adquirir armas atômicas.

Teerã nega as acusações e insiste que seus objetivos são pacíficos.

Logo após chegar à Casa Branca, Obama expressou seu desejo de iniciar um novo capítulo se o regime iraniano mostrar maior transparência, e, inclusive, enviou uma mensagem conciliatória televisionada ao povo iraniano.

Teerã, por sua parte, respondeu que deseja fatos tangíveis que demonstrem a veracidade dessa mudança de rumo. EFE jm/pd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.