Acúmulo de gelo prejudica transportes em terra, enquanto aeroportos em Londres e Frankfurt voltam aos poucos à normalidade

Gelo e neve causaram mais problemas de viagem no oeste da Europa, enquanto as redes de transporte encontram dificuldades para lidar com o movimentado período de Natal.

No norte da Alemanha, a neve causou o acúmulo de 2 centímetros de gelo em algumas das principais estradas do país, fazendo com as autoridades aconselhassem a população a não dirigir. Já o aeroporto de Frankfurt, o de maior tráfego aéreo na Europa continental, espera recuperar a normalidade nesta quinta-feira pelo menos em 90%, depois de ter cerca de 2,4 mil voos cancelados nos últimos seis dias.

As condições de direção em partes do Reino Unido foram descritas como péssimas em um dos dias de mais movimento nas estradas no ano. Atrasos e cancelamentos afetaram os serviços ferroviários em partes da Escócia, Inglaterra e Gales.

Mas, apesar do frio, Heathrow, o aeroporto internacional mais movimentado do mundo, está operando nos horários programados e volta pouco a pouco à normalidade após o caos dos últimos dias pelas intensas nevascas, que obrigaram o cancelamento de voos e centenas de passageiros a passar a noite nos terminais aéreos. As duas pistas reabriram na quarta-feira pela primeira vez desde sábado.

"O setor do transportes está satisfeito de que (os aeroportos londrinos de) Heathrow e Gatwick voltam a operar serviços normais", disse nesta quinta-feira Sean Tipton, porta-voz da Associação de Agentes de Viagens Britânicos (Abta, na sigla em inglês). "No entanto, haverá alguns atrasos e cancelamentos, já que muitas aeronaves não estão no local que deveriam estar", acrescentou. 

Problemas na Bélgica

A neve voltou nesta quinta-feira a provocar dificuldades na rede rodoviária da Bélgica e forçou a suspensão total dos serviços urbanos de ônibus e da circulação de caminhões em alguns pontos do país. As autoridades belgas recomendaram reduzir ao máximo o uso de veículos privados.

Ainda assim, os trens, metros e bondes do país funcionam com aparente normalidade. O aeroporto mantém a mensagem de "volta à normalidade" em seu site, mas as informações sobre pousos e decolagens indicam que há atrasos e cancelamentos na manhã desta quinta-feira, especialmente em voos com origem ou destino envolvendo Reino Unido e Alemanha.

Bruxelas amanheceu com as ruas cobertas de neve e gelo pelas baixas temperaturas, o que dificulta os deslocamentos e a circulação de ônibus. Mesmo assim, os serviços públicos de transporte funcionam com relativa normalidade.

*Com EFE e BBC

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.