tranqüilizador - Mundo - iG" /

Geithner diz que resultados dos bancos será tranqüilizador

WASHINGTON - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, assegurou hoje que nenhum dos 19 bancos que se submeteram ao teste de resistência realizado pelo Governo se declarou insolvente, e que o resultado será tranqüilizador.

EFE |

Geithner fez estas declarações em uma entrevista ao jornalista Charlie Rose exibida pela emissora de TV "PBS", um dia antes de o Governo publicar os resultados de uma avaliação sobre os 19 maiores bancos do país.

Segundo as previsões, aproximadamente dez terão de arrecadar mais capital para enfrentar uma eventual deterioração adicional da economia.

"Acredito que os resultados serão, definitivamente, tranqüilizadores", disse Geithner, que assegurou que "nenhum dos 19 bancos estão em risco de insolvência".

O secretário do Tesouro disse que os bancos que precisarem de mais fundos poderão transformar ações preferenciais nas mãos de investidores privados ou do Governo em capital comum ou vender ativos adicionais.

"O Governo continuará por trás deste processo, porque queremos mostrar ao mundo que há capital suficiente no sistema", acrescentou.

"As instituições financeiras não têm de decidir sobre quanto capital necessitam, essa é uma decisão do supervisor, que deve ser tomada com extraordinário cuidado e integridade", concluiu. EFE elv/mh

    Leia tudo sobre: euatimothy geithner

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG