GE inventa o disco holográfico com o conteúdo de 100 DVDs

A General Electric anunciou nesta segunda-feira que um de seus laboratórios de pesquisas conseguiu criar o primeiro disco holográfico, que permite armazenar em uma única mídia o conteúdo correspondente a 100 DVDs atuais.

AFP |

Este novo disco tem a capacidade de armazenar dados em três dimensões, enquanto que os atuais DVD e discos de alta definição Blu-Ray são simplesmente gravados em duas dimensões.

Mas como o novo sistema se apresenta num formato similar, os leitores que puderem ler o novo disco GE também poderão ser usados para a leitura de DVDs ou Blu-Rays, afirma a GE.

"É um avanço enorme", enfatizou Brian Lawrence, pesquisador da GE que dirigiu estes trabalhos. "O dia de podermos colocar toda uma coleção de filmes de alta definição em um único disco, gravando formatos de alta resolução como a televisão em 3D está mais próximo do que se pensa", acrescentou em um comunicado.

A descoberta é o resultado de seis anos de trabalhos. Por ora, o disco holográfico da GE permite armazenar 500 gigabytes, contra 5 GB do DVD clássico e 25 GB de um disco Blu Ray. O objetivo a longo prazo é chegar aos 1.000 GB.

A princípio, GE, que já não está diretamente presente no mercado da eletrônica para o grande público, destina sua descoberta para funções profissionais de armazenamento, antes de oferecê-los aos consumidores.

A GE não deu uma data para o lançamento deste novo produto, mas New York Times estima que será em 2011 ou 2012.

chr/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG