GB: arquivos apresentam Thatcher como inflexível e com gosto para o whisky

Exigente, irascível e com certa propensão ao whisky - tal é o perfil da ex-primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, que emerge dos documentos oficiais desarquivados nesta quarta-feira e que cobrem seus primeiros meses em Downing Street.

AFP |

Os relatórios indicam também como Thatcher rejeitou uma guarda composta por 20 "mulheres caratecas" quando visitou o Japão, depois de ganhar as eleições em maio de 1979, ou, inclusive, como o pessoal consular teve que adiantar dinheiro para seus gastos pessoais durante visita à França nesse mesmo ano.

Sua falta de paciência com seus ministros ou funcionários de Downing Street também são revelados numa série de anotações lacônicas anexadas.

Em junho de 1979, um mês depois de converter-se na primeira mulher a dirigir o governo britânico, a "Dama de Ferro" viajou ao Japão para assistir a uma conferência econômica em Tóquio, quando se opôs à escolta por 20 "mulheres caratecas".

Os arquivos sobre sua viagem à França em junho de 1979 para se encontrar com o presidente francês Valery Giscard d'Estaing, comprovam o adiantamento de dinheiro para seus gastos pessoais nas lojas do tipo duty-free. Depois disso, Downing Street teve que ser acionada várias vezes para a recuperação do dinheiro.

Uma fatura estabelece a lista de pequenos luxos que se permitiu na ocasião: uma garrafa de whisky Teacher's, sua bebida preferida; uma garrafa de gin, muito apreciado por seu marido Denis; 200 cigarros Benson and Hedges, isto é, uma fatura de 65,10 francos franceses em seu nome e no de um outro alto dirigente de Downing Street.

Estes documentos desarquivados depois de 30 anos mostram também um depoimento da tendência de Thatcher a anotar tudo o que acontecia a sua volta, sem duvidar em repreender seus próprios ministros - "um péssimo texto e podemos supor unicamente, para ser caridosos, que o Tesouro está 'ocupado com outra coisa'", anotou ela, num documento redigido por seu ministro de Finanças, Geoffrey Howe.

kah-cyb/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG