Gaza: UE enviará missão ministerial ao Oriente Médio

A União Européia (UE) pediu na noite desta terça-feira em Paris um cessar-fogo imediato e permanente entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas em Gaza, anunciando o envio, muito em breve, de uma delegação ministerial ao Oriente Médio.

AFP |

Os ministros das Relações Exteriores do bloco europeu fizeram um apelo em sua declaração, emitida ao término de uma reunião de emergência em Paris, por um "cessar-fogo imediato e permanente", que permita uma "ação humanitária imediata" para a população da Faixa de Gaza, onde vivem 1,5 milhão de pessoas.

Neste sentido, a declaração dos chefes da diplomacia dos países da UE também pediu a reabertura dos postos de controle de Gaza nas fronteiras com Israel e com o Egito.

"A União Européia está mais determinada do que nunca a contribuir, junto com os outros membros do Quarteto Internacional para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia e ONU) e com os países da região, para encerrar a violência e retomar o processo de paz", indica o texto.

"A este respeito, ficou estabelecido que uma delegação ministerial européia viajará muito em breve à região", acrescentaram os ministros, sem dar mais detalhes sobre a missão diplomática.

cr/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG