Gaza: OCI pede à comunidade internacional uma data para a trégua

O Senagal, em nome da Organização da Conferência Islâmica (OCI), pediu nesta quarta-feira à comunidade internacional que fixe uma data para uma trégua permanente em Gaza onde os ataques aéreos israelenses contra o Hamas deixaram quase 400 mortos desde sábado.

AFP |

"A comunidade internacional pode fixar uma data e uma hora para marcar o fim das violências e o início de uma trégua permanente que conduza a negociações pacíficas e à paz, entre israelenses e palestinos", indicou o ministério senegalês dos Assuntos Estrangeiros em um comunicado transmitido à AFP.

O Senegal preside desde março a OCI.

Segundo o ministério, a dificuldade reside na possibilidade de obter interrupções simultâneas das violências dos dois lados, israelense e palestino.

Este comunicado foi publicado após os contatos que o presidente do Senegal e o presidente em exercício da OCI, Abdoulaye Wade, tiveram com as duas partes nas últimas 48 horas, sobre as violências em Gaza.

"Sem uma trégua, há risco de a escalada atual nos levar ao irreparável", acrescentou o texto.

Israel examinou nesta quarta-feira propostas internacionais em vista da instauração de uma trégua permanente com o Hamas, rejeitando a idéia de um cessar-fogo provisório que não garantiria o fim dos tiros de foguetes palestinos, no quinto dia de sua ofensiva em Gaza.

mrb/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG