Gates substitui comando militar no Afeganistão

Washington, 11 mai (EFE).- O secretário de Defesa, Robert Gates, substituiu o responsável militar no Afeganistão, o general David McKiernan, porque a situação e a nova estratégia do Governo dos Estados Unidos no país requer uma nova liderança.

EFE |

Em entrevista, Gates explicou que pediu a substituição de McKiernan após estudar a questão "cuidadosamente" e depois de ter consultado o chefe do Estado-Maior Conjunto, almirante Mike Mullen, e o chefe do Comando Conjunto Central, general David Petraeus.

McKiernan, um general de três estrelas do Exército americano que assumiu o comando no Afeganistão em 2008, será substituído por Stanley McChrystal, atualmente o diretor do Estado-Maior Conjunto, ressaltou o secretário de Defesa.

Por sua parte, o tenente-general David Rodríguez se transformará no vice de McChrystal no país, acrescentou.

A mudança acontece em um momento no qual os Estados Unidos pretendem iniciar no Afeganistão uma "nova política, uma estratégia e uma nova visão", algo que requer também um "novo pensamento, ver com outros olhos o problema" do conflito nesse país, disse Gates.

O titular da Defesa, que visitou o Afeganistão na semana passada para avaliar a situação no país e supervisionar os preparativos para a implementação da nova estratégia dos EUA, disse que "era o momento para fazer mudanças".

Mullen, que compareceu com Gates na entrevista, coincidiu com o secretário de Defesa na necessidade de ter "uma nova liderança" no Afeganistão. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG