agradavelmente surpreso com reforços da Otan para o Afeganistão - Mundo - iG" /

Gates se diz agradavelmente surpreso com reforços da Otan para o Afeganistão

O secretário da Defesa americano Robert Gates declarou-se agradavelmente surpreso nesta segunda-feira, referindo-se à promessa feita por alguns membros da Otan de enviar reforços ao Afeganistão.

AFP |

"Acho que o que tivemos na cúpula da Otan em termos de compromisso é para mim uma agradável surpresa", disse Gates, referindo-se à reunião da organização, na França e na Alemanha, realizada na semana passada.

O presidente americano Barack Obama havia afirmado neste sábado que o compromisso da Otan de enviar mais 5.000 soldados ao front afegão demonstra a "seriedade" da Aliança Atlântica na guerra contra os talibãs e a Al Qaeda.

No sábado, os líderes da Otan concordaram em Estrasburgo em mandar mais 5.000 soldados, a maioria europeus, para o Afeganistão. Além disso, designaram o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen como próximo secretário-geral, após a aprovação da Turquia.

Pelo menos 19 dos 28 países membros da Otan prometeram enviar reforços ao Afeganistão, segundo fontes da própria Aliança Atlântica.

Cabe a cada país anunciar individualmente suas contribuições para os esforços de guerra.

dab/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG