catastrófica - Mundo - iG" /

Gates: entrega de armas atômicas a terroristas terá resposta catastrófica

O secretário americano da Defesa, Robert Gates, advertiu nesta terça-feira sobre as catastróficas consequências para qualquer Estado que forneça armas nucleares para serem utilizadas em ataques terroristas contra os Estados Unidos.

AFP |

"Quando você pergunta a alguém o que o mantém acordado à noite, é o pensamento de um terrorista com uma arma de destruição em massa, principalmente nuclear", disse o secretário à imprensa durante um vôo de volta a Washington.

Gates reconheceu que a dissuasão tem pouco efeito com terroristas dispostos a morrer pela causa que defendem. No entanto, ponderou, "é certo que tem um papel em países que podem ser uma fonte (de material nuclear)".

Segundo o secretário da Defesa, é difícil imaginar que terroristas possam obter material nuclear de outro local que não um Estado.

Questionado sobre quais seriam as conseqüências para um país que fornecesse armas nucleares usadas em um ataque terrorista contra os Estados Unidos, Gates respondeu: "seriam catastróficas".

"Passamos por isso no caminho da primeira Guerra do Golfo. Nunca fomos explícitos quanto a isso. Se afirmamos que as conseqüências serão catastróficas. É melhor deixar isso ambígüo", concluiu Gates.

jm/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG