impossível fixar data para saída do Afeganistão - Mundo - iG" /

Gates diz ser impossível fixar data para saída do Afeganistão

O secretário americano de Defesa, Robert Gates, disse nesta terça-feira que é impossível, no momento, estabelecer uma data para uma eventual retirada de tropas do Afeganistão.

AFP |

"Penso que é impossível estabelecer uma data sobre a qual possamos dizer, de maneira firme, que todas as tropas serão retiradas", declarou Gates durante uma entrevista à imprensa ao lado do ministro francês da Defesa, Hervé Morin, que visita Washington.

"Todos gostaríamos que existisse uma situação na qual nossa missão no Afeganistão fosse concluída e pudéssemos trazer nossas tropas de volta, mas não vejo como isto possa ocorrer em um futuro próximo", destacou Gates.

Os Estados Unidos mantêm 38.000 homens no Afeganistão, de um total de 70.000 soldados da força internacional estacionada no país. O novo governo americano, de Barack Obama, autorizou o envio de mais 17.000 militares para tentar controlar a milícia talibã.

Morin destacou que "ficaremos (no Afeganistão) o tempo que for necessário", em referência aos 3 mil homens que a França tem no território afegão.

Apesar da determinação, Morin lembrou que "o presidente da República (Nicolas Sarkozy) tem dito sempre que não temos a vocação para ficar eternamente".

"Deveríamos fixar etapas intermediárias, com objetivos claramente determinados que nos permitam dar uma perspectiva à opinião pública de quando sairemos do Afeganistão", estimou.

ddl/sd/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG