Gates diz que EUA começaram sua última etapa no Iraque

Bagdá, 13 dez (EFE).- O secretário de Defesa americano, Robert Gates, assegurou hoje que as forças norte-americanas no Iraque entraram na última etapa do compromisso adquirido por Washington com este país.

EFE |

Gates, que chegou hoje ao Iraque em uma visita surpresa, acrescentou que o plano apresentado pelo presidente eleito dos EUA, Barack Obama, de retirar as tropas do Iraque em 16 meses não significa que ele o vá realizar de maneira "irresponsável", informou a agência de notícias iraquiana "Aswat al-Iraq".

O secretário, que antes de viajar para este país, participou nesta manhã em um fórum sobre segurança no Barein, aterrissou na base americana de Balad, no norte do Iraque.

A visita de Gates, a décima que faz ao Iraque acontece poucos dias após o acordo de segurança iraquiano-americano pelo que os assuntos relativos à segurança se transformarão, a partir de janeiro, em uma questão bilateral entre Iraque e EUA.

O pacto, que já foi ratificado pelo Parlamento e pelo Conselho Presidencial iraquianos, estipula a retirada das forças norte-americanas antes do final de 2011.

Antes de ir ao Iraque, Gates insistiu, no Barein, na importância de prestar apoio diplomático internacional ao Governo de Bagdá.

Durante sua participação em uma conferência de segurança dos países do Golfo Pérsico realizado em Manama (Barein), o titular americano de Defesa também defendeu a inclusão do Iraque nos fóruns políticos e econômicos internacionais, assim como o perdão de sua dívida externa.

Gates, quem assumiu seu cargo em 2006 quando substituiu Donald Rumsfeld, e que continuará como chefe do Pentágono com a próxima Administração Obama, destacou antes de voar a Bagdá "o notável avanço" da segurança no Iraque.

No entanto, insistiu na necessidade de continuar lutando contra a "Al Qaeda, os terroristas e os radicais no Iraque".

A este respeito, ressaltou a importância do apoio dos países vizinhos para assegurar as fronteiras e acabar com o radicalismo.

EFE jfu/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG