Gasto público em segurança cresceu 13,35% em 2008 no Brasil

São Paulo, 19 ago (EFE).- O gasto público estadual e federal em segurança cresceu 13,35% em 2008 frente ao ano anterior, chegando a R$ 39,52 bilhões, segundo um estudo divulgado hoje pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

EFE |

Segundo o relatório do FBSP, 2008 foi um ano "particularmente movimentado para o setor da segurança", já que "houve uma elevação dos índices de criminalidade".

Entre outros números do "Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública", se destaca o crescimento de 64,06% nos gastos dedicados ao setor de "informação e inteligência".

O anuário apresenta estatísticas de segurança a partir da coleta de dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), das secretarias de Segurança dos Estados, do Sistema Único de Saúde (SUS), da Secretaria do Tesouro Nacional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Dos orçamentos estaduais.

Em declarações publicadas no site do FBSP, o presidente da ONG, Humberto Vianna, diz que, com a nova edição do anuário, a entidade continua o trabalho de promover "a transparência nas estatísticas de segurança pública no país".

O comunicado do FBSP denuncia que "vários estados deixam de apresentar informações, enquanto outros as relatam com deficiência e até metodologias próprias, dificultando a compreensão da realidade".

"A falta de transparência e de padronização das estatísticas será um tema relevante na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg)", afirma o secretário-geral do FBSP, Renato Sérgio de Lima.

A conferência, promovida pelo Ministério da Justiça, está marcada para entre os dias 27 e 30 deste mês, em Brasília. EFE az/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG