García pede calma frente a 1º caso de gripe suína no Peru

Lima, 30 abr (EFE).- O presidente peruano, Alan García, pediu hoje que a população mantenha a calma e adote todas as precauções necessárias para evitar o contágio da gripe suína, após o anúncio na quarta-feira da entrada deste vírus no país.

EFE |

"Devo me dirigir a meu país para falar de outra crise, é esta grave crise da gripe suína, que alarma o mundo, que o assusta, que assusta as famílias, mas que, se todos nós tomarmos as precauções adequadas e as medidas necessárias, podemos vencer o perigo do contágio e da propagação", disse García.

Durante um ato público ao norte de Lima, o chefe de Estado peruano se mostrou confiante em que seu país superará a crise da gripe suína assim como está superando "o problema da crise internacional".

García disse que seu país se abastecerá de máscaras cirúrgicas para prevenir o contágio do vírus e pediu que seus compatriotas sejam mais disciplinados e modifiquem alguns hábitos.

"Nós, que somos afetivos, que damos a mão, que damos beijo e nos cumprimentamos com beijo, teremos que fazer uma pausa nesses afetos para evitar a infecção", disse.

Ontem, o ministro da Saúde peruano, Óscar Ugarte, anunciou que a cidadã argentina Alejandrina Coche, que chegou ao aeroporto internacional de Lima em um voo procedente do México, transformou-se no primeiro caso de gripe suína no Peru.

Depois Ugarte esclareceu à "Radio Programas del Perú" ("RPP") que os exames feitos na mulher só apresentam o fator H1, e que ainda falta confirmar o N1, para ter certeza de que é o primeiro caso de gripe suína no país.

No Peru, também estão em análise cerca de dez possíveis casos de gripe suína, entre eles o de um mexicano em Loreto e de uma cidadã que chegou do Canadá e permanece em observação em casa.

As autoridades peruanas também proibiram a partir de hoje todos os voos de origem e destino ao México, assim como as conexões nesse país, como uma medida extrema para prevenir a propagação do vírus.

EFE wat/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG