missão civilizadora - Mundo - iG" /

Garcia diz que EUA parecem titulares de missão civilizadora

São Paulo, 12 mar (EFE).- O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, criticou hoje os Estados Unidos por querer assumir competências próprias de instituições internacionais, fazendo o país parecer titular de uma missão civilizadora no mundo.

EFE |

"Nenhum país pode atribuir-se o que é próprio de organismos multilaterais, a não ser que creia ter uma missão civilizadora no mundo. Se acredita nisso, deve dar provas", disse Garcia a correspondentes internacionais, em resposta ao relatório sobre direitos humanos feito pelo Departamento de Estado americano.

Garcia também criticou o fato de "um país começar a distribuir certificados de bom comportamento", destacando que o Brasil jamais fez algo do gênero porque considera que não contribui para melhorar a situação dos direitos humanos no mundo.

O relatório entregue pelo Departamento de Estado nesta quinta-feira ao Congresso americano diz que o Brasil tem como grave problema a violência exercida pelas forças de segurança estaduais, incluindo assassinatos ilegais e torturas.

O assessor presidencial não hesitou em reconhecer que "existem graves problemas sobre direitos humanos no Brasil".

"Se alguém diz que há problemas de violência policial, que temos números intoleráveis de jovens mortos e de pobres, em geral, que a situação das prisões é horrível, não está dizendo nada que não sabemos, nem sobre no que o Governo está trabalhando", acrescentou.

Garcia explicou a situação com base na organização política brasileira, "na qual as responsabilidades sobre segurança estão compartilhadas entre a União, estados e municípios".

No entanto, embora tenha dito que o assunto "é tarefa para várias gerações", defendeu que houve "resultados extraordinários" em algumas das políticas adotadas e destacou programas de educação de policiais e a pacificação de algumas favelas no Rio de Janeiro. EFE az/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG