Galeria britânica ameaça processar Wikipedia por publicação de imagens de acervo

A galeria britânica National Portrait Gallery (NPG) ameaça processar a enciclopédia digital Wikipedia pela pubilcação de mais de 3 mil imagens de seu acervo online no site da enciclopédia. A NPG diz que um contribuinte da Wikipedia, Derrick Coetze, infringiu leis de direitos autorais britânicas ao publicar as imagens.

BBC Brasil |

Mas fotografias de obras de arte não são protegidas por direitos autorais nos Estados Unidos, país em que tanto Coetz como a Wikipedia são baseados.

A galeria diz que a atitude prejudica seu projeto de 1 milhão de libras (mais de R$ 3,3 milhões) de digitalizar seu acervo. O site da NPG já possui 60 mil imagens em alta resolução.

Debate
"A galeria teme que a potencial perda de dividendos gerados pelos arquivos em alta resolução ameace sua capacidade de reinvestir no programa de digitalização e disponibilizar mais imagens", disse a NPG em um comunicado.

"Uma das principais tarefas da galeria é tornar a maior parte do acervo disponível ao público. A digitalização envolve altos custos, incluindo pesquisa, catalogação, conservação e fotografia de alta qualidade. As imagens então precisam estar disponíveis no site como parte de um banco de dados bem estruturado."
A NPG diz ter solicitado à Wikipedia a remoção das imagens, mas não obteve resposta. A galeria, no entanto, diz que espera resolver a disputa amigavelmente.

Coetze publicou na Wikipedia a carta recebida da NPG, enviada por uma empresa de advocacia. Segundo ele, a intenção é "proporcionar ao público a chance de discutir o assunto".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG