A galeria britânica National Portrait Gallery (NPG) ameaça processar a enciclopédia digital Wikipedia pela pubilcação de mais de 3 mil imagens de seu acervo online no site da enciclopédia. A NPG diz que um contribuinte da Wikipedia, Derrick Coetze, infringiu leis de direitos autorais britânicas ao publicar as imagens.

Mas fotografias de obras de arte não são protegidas por direitos autorais nos Estados Unidos, país em que tanto Coetz como a Wikipedia são baseados.

A galeria diz que a atitude prejudica seu projeto de 1 milhão de libras (mais de R$ 3,3 milhões) de digitalizar seu acervo. O site da NPG já possui 60 mil imagens em alta resolução.

Debate
"A galeria teme que a potencial perda de dividendos gerados pelos arquivos em alta resolução ameace sua capacidade de reinvestir no programa de digitalização e disponibilizar mais imagens", disse a NPG em um comunicado.

"Uma das principais tarefas da galeria é tornar a maior parte do acervo disponível ao público. A digitalização envolve altos custos, incluindo pesquisa, catalogação, conservação e fotografia de alta qualidade. As imagens então precisam estar disponíveis no site como parte de um banco de dados bem estruturado."
A NPG diz ter solicitado à Wikipedia a remoção das imagens, mas não obteve resposta. A galeria, no entanto, diz que espera resolver a disputa amigavelmente.

Coetze publicou na Wikipedia a carta recebida da NPG, enviada por uma empresa de advocacia. Segundo ele, a intenção é "proporcionar ao público a chance de discutir o assunto".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.