Galeão espanhol do século XVIII é descoberto perto do porto de Buenos Aires

Os restos de um galeão espanhol do século XVIII foram encontrados no bairro de Puerto Madero, no porto de Buenos Aires, por um grupo de operários que trabalhavam em uma construção na área, informou nesta terça-feira a prefeitura da capital argentina.

AFP |

"Acreditamos que se trata de um galeão espanhol do século XVIII. Apareceram até agora vários canhões, um par de vasos, que estimamos terem sido usados para o transporte de azeite de oliva, e pedaços de madeira da embarcação", indicou à imprensa o arquiteto Gonzalo Valenzuela.

Sobre a possibilidade de que moedas e outros objetos de valor sejam encontrados entre os restos do navio, o arqueólogo do governo da cidade de Buenos Aires explicou que o barco afundou muito perto da costa, e por isso muitas pessoas tiveram acesso aos destroços na época e podem ter saqueado os tesouros.

"Encontramos dois vasos praticamente intactos. Estes destroços são um tesouro em si", comemorou o arqueólogo Marcelo Waissel, afirmando que o trabalho duro começa agora: delimitar a área, estabelecer os limites da superfície do navio, concluir as escavações, inventariar os itens encontrados e analisá-los individualmente.

"Vocês podem observar o tamanho da escavação. É muito grande. Estimamos que os restos estejam enterrados a dois metros de profundidade", acrescentou o especialista, destacando a importância de preservação do patrimônio histórico nacional.

A importante descoberta arqueológica foi feita por operários que realizavam a terraplanagem de um terreno para a construção de um estacionamento para um complexo de cinco torres em Puerto Madero, o mais moderno e caro bairro da capital argentina, que nos últimos anos passou por um boom imobiliário.

jos/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG