passos fortes sobre programa nuclear do Irã - Mundo - iG" /

G8 quer passos fortes sobre programa nuclear do Irã

Ottawa, 30 mar (EFE).- O Grupo dos Oito (G8, sete países mais industrializados do mundo e a Rússia) disse hoje que é necessário dar passos apropriados e fortes para demonstrar que a comunidade internacional está decidida a fazer com que o Irã cumpra suas obrigações de não-proliferação nuclear.

EFE |

No entanto, o G8 não anunciou medidas concretas contra o regime de Teerã.

Após a reunião de dois dias que os ministros de Assuntos Exteriores do G8 realizaram nas cercanias de Ottawa, o grupo afirmou em sua declaração final que o programa nuclear iraniano e sua rejeição das resoluções da ONU são "uma grave preocupação para os ministros" do bloco.

"Os ministros solicitam, nos termos mais fortes possíveis, que o Irã coopere totalmente com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e cumpra com as resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU", diz a declaração do G8.

O texto final também pede para que a Coreia do Norte "volte às conversas de seis lados sem condições prévias" e que atenda aos compromissos adquiridos no passado, incluindo a desnuclearização da Península Coreana.

Além disso, os oito países definiram um plano de ação para combater o terrorismo em nível mundial e que será apresentado aos líderes do G8 para sua aprovação durante a cúpula que celebrarão no final de junho na cidade canadense de Huntsville.

Os ministros também discutiram o aumento da atividade terrorista na Península Arábica e em parte da África, especialmente na Somália, e conversaram sobre o apoio da comunidade internacional para as autoridades dos dois países em sua luta contra grupos terroristas.

Finalmente, o G8 expressou seu apoio às conversas indiretas entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina como passo prévio ao reinício de negociações bilaterais e solicitaram às duas partes para que adotem o Mapa de Caminho. EFE jcr/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG